Petrônio Colégio e Curso é a 1º Instituição Particular no Brasil filiada a FBPTKD.

O DELC – Departamento de Esporte, Cultura e Lazer do Petrônio Colégio e Curso, juntamente com o professor Ricardo Henrique 1º Dan, foi filiada a FBPTKD – Federação Brasileira Parataekwondo, como a 1ª instituição particular no Brasil a receber esta certificação. Com aulas abertas para toda à comunidade, a intenção é cada vez mais, inserir alunos com algum tipo de deficiência física, motora, visual ou intelectual para as atividades de taekwondo, nosso objetivo é divulgar o projeto paralímpico da escola e formar futuros campeões não só para o esporte, mas também para a vida.

O Parataekwondo é o Taekwondo adaptado para pessoas portadoras de deficiência física, visual ou intelectual, porém somente algumas tornaram-se competitivas, falarei sobre isto mais a frente.

A World Taekwondo Federation, iniciou um projeto para adaptar o Taekwondo no ano de 2005 com pessoas portadoras de deficiência em membros superiores, nesta data a WTF fundou também o Comitê de Parataekwondo, sendo que em 2009 ocorreu o primeiro Campeonato Mundial de Parataekwondo em Baku no Azerbaijão onde estiveram presentes 38 atletas de 19 países. Já ocorreram 6 edições de Campeonatos Mundiais de Parataekwondo onde a ultima foi realizada em Samsun Turquia em 2015.

Em 2012 dois parataekwondistas brasileiros entram para história do nosso esporte fazendo dois feitos inéditos para o nosso país, Alexandre Magno e Jadson Silva, atletas do projeto Pegasus do Mestre Marcelo Rezende e filiados a Federação Brasileira de Parataekwondo, disputaram a 3ª edição do Campeonato Mundial  em Aruba que contou com 100 participantes de cerca de 30 países, e conquistam duas medalhas de bronze, eles ainda disputaram o campeonato Panamericano de Parataekwondo na Bolívia, conquistando 2 medalhas de ouro.

Hoje o Parataekwondo competitivo abrange 7 categorias distintas, sendo que somente 3 estão incluídas nas competições atualmente, e outras 4 que estão sendo incluídas gradativamente, são estas:

Categorias (em competição) Código categoria Categorias a serem incluídas Código categoria
Deficiência Visual P-10 Deficiências físicas P-30
Deficiência intelectual P-20 Paralisia cerebral P-50
Deficiência em membros superiores K-40 Surdos KP-60
Baixa estatura (ananismo) P-70

Legenda: P=Poomsae   K=Kyorigui   KP= Kyorigui +Pommsae

O Parataekwondo foi incluído no programa dos Jogos Paralímpicosno dia 31 de Janeiro de 2015, onde realizará sua primeira participação em Tóquio 2020, e no dia 2 de Março de 2016 o Comitê ParalímpicoPanamericano também inclui o Parataekwondo em seu programa, onde terá sua primeira participação em 2019 nos Jogos Parapan-Americano em Lima no Perú.

No Brasil existem alguns projetos sociais destinados ao Parataekwondo inclusivo e algumas academias que trabalham com alguns alunos portadores de deficiência, com o intuito de auxiliar instituições, projetos, professores, alunos e também organizar o Taekwondo Paradesportivo o professor Alan Nascimento juntamente com o Mestre White Wagner, Mestre Marcelo Rezende e Bruno Estevão, fundaram a Federação Brasileira de Taekwondo que hoje já conta com mais de 450 filiados.

Você sabia que o Brasil já tem 2 medalhista mundiais nesta categoria?

Os atletas Alexandre Magno (51 anos) e Jadson Silva (31 anos), do projeto Pegasus comandado pelo nosso diretor técnico Mestre Marcelo Resende disputaram em 2013 o Mundial de Parataekwondo, em Aruba, trazendo 2 medalhas de bronze para o nosso país.

Fique por dentro de todas as novidades do Parataekwondo nos links abaixo:

Facebook Parataekwondo – Paraíba

Site da FBPTKD