Projetos de Leitura

Projeto Ler é Bom

Ler-é-Bom

O projeto Ler é bom, lançado no Petrônio Colégio e Curso no início do ano de 2014, baseia-se em uma simples ideia: incentivar o gosto pelos livros. O jeito encontrado foi propor aos alunos que, durante as aulas de Oficina de Leitura eles lessem o que quisessem, sem cobranças, indicações ou fichas de leitura. O resultado te sido positivo.

A proposta contempla os estudantes da Educação Infantil, para os quais os professores lêem, e os alunos do Ensino Fundamental I e II que, em qualquer recanto da instituição, são levados à leitura, pelo puro prazer de ler.

A prática já virou rotina e nem precisa ser lembrada. Todos sabem que a qualquer hora é hora da leitura. Afinal, a fase escolar é o período mais propício para estabelecer hábitos, inclusive o da leitura.

Projeto Estrela Literária

S C (320)Para muitas pessoas é comum associar a infância a um momento mágico e especial, onde coisas impossíveis podem acontecer e limites só há aqueles que a imaginação é capaz de esculpir. O espaço lúdico presente nos primeiros anos de vida deixa saudades que jamais cessam. Infelizmente, boa parte das histórias que imaginamos e que, consequentemente, tomam parte de nossas cabeças, caem por terra quando se chega à fase adulta. Mas, e quando as histórias permanecem? E se as provas de que tais histórias realmente ocorreram fossem tornadas tangentes, palpáveis? Aí, a história seria outra…

11219117_475464272639767_4230978010341559348_nEste é o objetivo do projeto Estante Mágica, desenvolvido em parceria com uma editora homônima (de mesmo nome). Um projeto inovador que tem como proposta converter os textos e ilustrações produzidos nas aulas de Linguagem em livros individuais, realizando o sonho dos nossos pequenos Grandes escritores. O projeto é realizado ao longo do ano e a culminância (uma noite de autógrafos), ao final do ano letivo, para registrar o primeiro passo de muitas outras conquistas literárias dos nossos alunos.

CADASTRAMENTO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

PASSO A PASSO

Vamos lá?

1º eles precisam acessar o endereço www.estantemagica.com.br/pais

Os pais vão ter 3 opções: entrar com o facebook, entrar com o gmail ou criar um cadastro na hora.

Para o cadastro na hora, é só colocar um endereço de e-mail no último campo e clicar em  entrar

Depois disso, vai aparecer um campo pedindo algumas informações:

É só preencher tudinho e clicar em  continuar

Depois, vai abrir essa janelinha aqui muuuuito importante!

A forma mais fácil do pai encontrar o filho é através do código mágico (1º setinha rosa) mas, se ele não souber, ele pode ir em “adicione seu filho aqui” (2º setinha rosa).

Caso optem pela 2ª setinha rosa, sem o código mágico, eles terão que responder algumas perguntinhas para a gente ter certeza que é o responsável do aluninho e que ninguém mais poderá acessar as informações do pequeno, tudo bem?

Lembrando que depois que apertar OK, quero adicionar , se errar 2 respostas ,eles só vão poder adicionar com o código mesmo!

Por isso é bem importante que a escola deixe avisado aos papais sobre o código mágico de cada um. Você podem encontrar o código de cada aluno nas folhinhas de ilustração , ou baixando de todos juntos da seguinte forma:

Só ir no passo 5 – digitar e revisar os textos e clicar em  download dos códigos mágicos