Encontro de Gerações – Dia do Folclore

Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro.

Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Comemoração

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. No Petrônio Colégio e Curso são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar adiante a riqueza cultural de nosso folclore. Os alunos fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Encontro de Gerações – Brincadeiras do Passado

O Projeto Encontro de Gerações – Dia de Brincadeiras dos Passado, tem o objetivo de resgatar as brincadeiras que marcaram época, no intuito, de fazer com que as crianças, suas famílias e a escola, possamos juntos vivenciar momentos de  interação, através de um circuito de atividades, previamente elaboradas.

As brincadeiras e o lanche disponibilizados serão selecionados, a partir de uma pesquisa realizada com as famílias sobre as preferencias no que se refere aos alimentos consumidos na passado, bem como, sobre o que brincavam na infância e qual a importância.

Portanto, esperamos que o referido Projeto conscientize a todos  os envolvidos, de forma que, possamos estar juntos, brincando, proporcionando diversão, interatividade, entre  as diferentes gerações que integram a sociedade, entendendo o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos.