Em fevereiro de 1977 surge um novo conceito em Educação. Inovador em sua proposta pedagógica, na época Escola Petrônio Figueiredo, conseguiu graças a seu ensino de excelência atrair crianças e jovens das mais diversas áreas de nossa comunidade.

Crescendo com o bairro (Liberdade), aos poucos foi transferindo uma parte significativa do “centro de gravidade” da educação de qualidade, hegemonizada por grandes escolas que ocupavam e ainda ocupam a região central de nossa cidade. Hoje, o Petrônio Colégio e Curso ainda mantém o princípio basilar de formação integral, “Onde se aprende a diferença entre a essência e aparência”, deixando sua marca indelével de grande escola que é, no cenário educacional campinense.

Há quatro décadas de nossa honrada instituição, a formação do conceito do caráter cidadão foi se aprofundando na medida em que o processo de sedimentação do conhecimento interno foi sendo concretizado. A História e sua dinâmica nos permitiram compreender que cidadania vai muito além do simples respeito a um conjunto de leis e regras estabelecido. Essa palavra sagrada CIDADANIA, é sinônimo de solidariedade, engajamento social e defesa da vida. É por essa razão, que nos consideramos a vanguarda da luta pela PAZ pela DEMOCRACIA e pelo MEIO AMBIENTE em nossa comunidade.

Esse é o compromisso que assumimos com os nossos pais, nossos alunos, nossa comunidade e com nós mesmos, que é o de construirmos, todos juntos, um cidadão de novo tipo, transformado e transformador.

Eis o nosso legado para as gerações futuras!