O Ensino Fundamental I – Compreende do 1º ao 5º Ano (antigo pré-primário à 4ª série)

O aluno do Ensino Fundamental passa por um período de importantes transformações, adquire novas competências cognitivas e formas de atuação social. Habilidades precisam ser desenvolvidas e valores precisam ser construídos como instrumentos reais de interpretação, julgamento, atuação e desenvolvimento pessoal. Para isso, os conteúdos estudados devem ser contextualizados, práticos, responder às necessidades da vida contemporânea e à formação integral do educando. Privilegia-se, nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. O aluno aprende a utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como recursos para a expressão e a comunicação, imprescindíveis em nosso tempo. Nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo é realizado por meio de projetos multidisciplinares e motivadores, a partir da transposição das situações abstratas para concretas, utilizando a ludicidade como estratégia para assimilação dos conteúdos, assim o aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no qual se criam situações que possibilitam o confronto entre o conhecido e o novo, para que novas estruturas se formem. Nesse sentido, o professor é o mediador deste processo, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho, tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.

Dessa forma, o Ensino Fundamental, em nossa escola, tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante:

– O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

– A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, a tecnologia, da arte e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

– O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e de valores;

– O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

– A possibilidade do aluno conhecer a realidade brasileira, suas necessidades, seus recursos, bem como a utilização racional desses recursos, preservando e conservando, como instrumento de sobrevivência do homem e da busca de soluções para os problemas básicos da população.